apordoc
menu

Programa

 
Tutoras das Oficinas

Cíntia Gil
Estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e tem uma licenciatura em filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. De 2012 a 2019, foi co-directora e depois directora do Doclisboa. De 2019 a 2021, dirigiu o Sheffield DocFest. Curou programas de filmes contemporâneos e históricos, retrospectivas e exposições. Faz parte da direcção da Apordoc – Associação Portuguesa pelo Documentário desde 2015 e foi jurada em festivais internacionais.

Diana Toucedo
Cineasta e montadora. O seu trabalho foi seleccionado para festivais internacionais de cinema como a Berlinale, San Sebastián e São Paulo, entre outros. Montou mais de 25 longas-metragens, estreadas e premiadas no IDFA, Roterdão, Semana da Crítica de Cannes, Moscovo, etc. Também montou séries para Netflix, HBO e Movistar. É docente na Universidade Pompeu Fabra, Escola Superior de Cinema e Audiovisuais da Catalunha e Academia de Cinema dos Países Baixos.

Mariana Ricardo
Iniciou a actividade musical em 1994, participando em diversos projectos musicais (Pinhead Society, München, Minta & The Brook Trout e The Secret Museum of Mankind). Compôs para cinema (Xavier e 4 Copas, de Manuel Mozos, e A Cara que Mereces, de Miguel Gomes) e para teatro (Romance, Cinderela e Memorial, de Lígia Soares). Em 2005, começou a trabalhar como argumentista de cinema. Na área do teatro, tem também trabalhado, desde 2018, no apoio à dramaturgia.

Virginia García del Pino
Faz parte do novo cinema de autor espanhol e ensina no âmbito do mestrado em documentário da Universidade Autónoma de Barcelona. A sua obra tem um vasto percurso internacional em festivais e centros de arte contemporânea. A sua primeira longa-metragem, The Jury (2012), entrou em competição no FIDMarseille, FIC Valdivia e Punto de Vista. A sua curta-metragem A Squirrel Improvises (2017) ganhou o Festival de Málaga em 2018.