Raw

O RAW: Residências Arché→Work é um programa do Arché, feito em parceria com o Festival de Cinema Márgenes (Madrid, Espanha). Tem como objectivos providenciar um espaço de trabalho que incida directamente sobre o processo criativo a nível da realização e produção dos projectos, livre de objectivos imediatos de carácter financeiro ou logístico.

Busca, também, fomentar a proximidade entre a produção, por um lado, e a investigação e crítica de cinema, por outro, sendo por isso um espaço partilhado e construído nas duas vertentes. Assim, o RAW apresenta dois tipos de programa: as Residências de Criação e as Residências de Crítica.

O RAW é um programa itinerante, de várias semanas, que inclui a participação no Arché, um período de residência artística em Lisboa e a participação no Márgenes/Work, o espaço de desenvolvimento e trabalho do Márgenes.

logo raw 1

Residências de Criação

Dirigidas a realizadores emergentes provenientes de países ibero-americanos e Itália com um projecto cinematográfico em desenvolvimento, propostas autorais, inovadoras, coerentes e relevantes no panorama contemporâneo. O seu programa visa oferecer um espaço de desenvolvimento e formação, desenhado de acordo com as necessidades específicas de cada projecto.
logo raw 1

Residências de Crítica

Dirigidas a jovens críticos e investigadores provenientes de países ibero-americanos e Itália, cujo objecto de estudo esteja relacionado com a prática fílmica de não ficção, com especial foco à produção audiovisual de países iberoamericanos, o seu programa visa a promoção de conteúdos e conhecimentos e fomentar o diálogo entre a investigação e as práticas cinematográficas contemporâneas.

PROGRAMA

arche2016 26

Arché

12 a 20 de Outubro de 2022, Lisboa

No Arché, os residentes de Criação trabalham nas oficinas de desenvolvimento de projecto e demais actividades do programa. Os residentes de Crítica frequentam a primeira parte da Oficina de Crítica e Investigação, e integram também o Seminário de Realização, co-organizado pelo Doclisboa e o Union Docs - Center for Documentary Arts, de Nova Iorque.
artistic residencies

Residências Artísticas

21 de Outubro a 10 de Novembro 2022, Lisboa
11 a 19 de Novembro 2022, Gijón

Momento de reflexão e trabalho contínuo, longe dos dias intensivos dos festivais, que inclui um programa de encontros e masterclasses virtuais. Ao longo do período de residência, os residentes de Criação são acompanhados por um tutor, convidado de acordo com a natureza e necessidades de cada projecto. Os residentes de Crítica continuam o trabalho com os tutores da Oficina de Crítica e Investigação.
Em 2022, o período de residência inclui a participação no Festival Internacional de Cinema de Gijón.
MARGENES 003©TamaradelaFuente

Márgenes/Work

22 a 27 de Novembro 2022, Madrid

No Márgenes/Work, os residentes de Criação participam nos workshops, sessões de assessoria e restantes actividades do programa. Os participantes das Residências de Crítica frequentam a segunda parte da Oficina de Crítica e Investigação.

TUTORES Residências de criação

beli martinez doclisboa 533x800 2

Beli Martínez

Tutora do Projecto "La Oroya", Diego Bedoya Abad

Doutorada em comunicação audiovisual pela Universidade de Vigo. Produtora da Filmika Galaika, empresa galega especializada em cinema de autor que produziu os últimos trabalhos de Lois Patiño e Matías Piñeiro (Sycorax, 2021), Helena Girón e Samuel M. Delgado (They Carry Death, 2021), Eloy Domínguez Serén (The Bodies, 2020), Eloy Enciso (Endless Night, 2019) entre outros.
gustavo fontan 2

Gustavo Fontán

Tutor do Projecto "Casa feta de boira", de Alberto Dexeus

Gustavo Fontán é realizador e encenador argentino. Licenciado em Letras na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, estudou também Realização no Centro Experimental de Realização. Da sua filmografía destacam-se os filmes La deuda (2019). El limonero real (2016), El rostro (2013) ou o recente El piso del viento, co-realizado com Gloria Peirano (2022).
paula gaitan

Paula Gaitán

Tutora do Projecto "Tres Balas", de Génesis Valenzuela

Paula Gaitán é artista plástica, fotógrafa, poeta e cineasta franco-colombiana. Licenciada em Artes Visuais e Filosofia pela Universidade de Los Andes. Trabalhou com Glauber Rocha, em vários dos seus filmes. Ensinou Cinema Experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Como documentarista, realizou, entre outros, os recentes É Rocha e Rio, Negro Leo e Luz nos Trópicos, ambos de 2020.

Tutores Residências de Crítica e Investigação

chema gonzalez

Chema González

Tutor dos Projectos de Crítica e Investigação

Programador, comissário e trabalhador cultural, explora as relações entre a arte contemporânea e a imagem em movimento. É programador audiovisual na área do ensaio fílmico, documentário político, cinema experimental e cinema de autor no Museu Reina Sofia, onde é responsável pela programação de cinema e vídeo desde 2012 enquanto director de actividades culturais e audiovisuais.
teresa castro

Teresa Castro

Tutora dos Projectos de Crítica e Investigação

Professora associada na Universidade Sorbonne Nouvelle desde 2011. Crítica e programadora cinematográfica. Uma parte significativa da sua pesquisa actual concentra-se sobre as ligações entre cinema e animismo, eco-crítica e as formas de vida vegetais na cultura visual. Para além destas temáticas, trabalha sobre eco-feminismo e historiografias feministas. Faz parte do conselho consultivo do seminário internacional de cinema documental Doc’s Kingdom.