Raw

O RAW: Residências Arché→Work é um programa do Arché, feito em parceria com o Festival de Cinema Márgenes (Madrid, Espanha). Tem como objectivos providenciar um espaço de trabalho que incida directamente sobre o processo criativo a nível da realização e produção dos projectos, livre de objectivos imediatos de carácter financeiro ou logístico.

Busca, também, fomentar a proximidade entre a produção, por um lado, e a investigação e crítica de cinema, por outro, sendo por isso um espaço partilhado e construído nas duas vertentes. Assim, o RAW apresenta dois tipos de programa: as Residências de Criação e as Residências de Crítica.

O RAW é um programa itinerante, de várias semanas, que inclui a participação no Arché, um período de residência artística em Lisboa e a participação no Márgenes/Work, o espaço de desenvolvimento e trabalho do Márgenes.

logo raw 1

Residências de Criação

Dirigidas a realizadores emergentes provenientes de países ibero-americanos e Itália com um projecto cinematográfico em desenvolvimento, propostas autorais, inovadoras, coerentes e relevantes no panorama contemporâneo. O seu programa visa oferecer um espaço de desenvolvimento e formação, desenhado de acordo com as necessidades específicas de cada projecto.
logo raw 1

Residências de Crítica

Dirigidas a jovens críticos e investigadores provenientes de países ibero-americanos e Itália, cujo objecto de estudo esteja relacionado com a prática fílmica de não ficção, com especial foco à produção audiovisual de países iberoamericanos, o seu programa visa a promoção de conteúdos e conhecimentos e fomentar o diálogo entre a investigação e as práticas cinematográficas contemporâneas.

PROGRAMA

arche2016 26

Arché

12 a 20 de Outubro de 2022, Lisboa

No Arché, os residentes de Criação trabalham nas oficinas de desenvolvimento de projecto e demais actividades do programa. Os residentes de Crítica frequentam a primeira parte da Oficina de Crítica e Investigação, e integram também o Seminário de Realização, co-organizado pelo Doclisboa e o Union Docs - Center for Documentary Arts, de Nova Iorque.
artistic residencies

Residências Artísticas

21 de Outubro a 10 de Novembro 2022, Lisboa
11 a 19 de Novembro 2022, Gijón

Momento de reflexão e trabalho contínuo, longe dos dias intensivos dos festivais, que inclui um programa de encontros e masterclasses virtuais. Ao longo do período de residência, os residentes de Criação são acompanhados por um tutor, convidado de acordo com a natureza e necessidades de cada projecto. Os residentes de Crítica continuam o trabalho com os tutores da Oficina de Crítica e Investigação.
Em 2022, o período de residência inclui a participação no Festival Internacional de Cinema de Gijón.
MARGENES 003©TamaradelaFuente

Márgenes/Work

22 a 27 de Novembro 2022, Madrid

No Márgenes/Work, os residentes de Criação participam nos workshops, sessões de assessoria e restantes actividades do programa. Os participantes das Residências de Crítica frequentam a segunda parte da Oficina de Crítica e Investigação.