Regulamento
1) Sobre
RAW: Arché→Work Residencies (doravante RAW) é um programa itinerante de desenvolvimento criativo e formação cinematográfica organizado pelas associações Apordoc (Portugal) e Cine en Ruta (Espanha), dirigido a cineastas e críticos iberoamericanos. Concebido como um espaço de trabalho focado no processo criativo, procura fomentar a inter-relação entre a criação e a crítica e investigação cinematográfica. Realiza-se entre outubro e novembro, entre Portugal e Espanha, e inclui participações no Arché (laboratório de desenvolvimento criativo do festival Doclisboa) e no MÁRGENES/WORK (laboratório de desenvolvimento e produção de projectos do Márgenes. Festival Internacional de Cinema de Madrid). Inclui ainda um período de residência artística em Lisboa e a participação no seminário internacional Doc’s Kingdom (Odemira, Portugal). O programa tem duas modalidades: Residências de Criação e Residências de Crítica.
Residências de Criação
Destinadas a cineastas com projetos em diversas fases de desenvolvimento e produção, da escrita à pós-produção, as residências são pensadas como espaços que combinam trabalho individual e coletivo, fomentando o intercâmbio entre os participantes, a mentoria profissional e a reflexão crítica para avançar e fortalecer cada projeto. Participantes com projetos em fase de escrita ou desenvolvimento podem trabalhar com uma variedade de materiais: desde ideias iniciais ou roteiros até filmagens já feitas, arquivos ou referências visuais. Para projetos em fase de edição, o foco será a visualização coletiva do material audiovisual (versão bruta, primeira versão, versão final ou cópia de trabalho), promovendo a troca e a discussão coletiva.
Residências de Crítica
Destinado a críticos interessados em filmes de não ficção. O programa oferece acompanhamento personalizado e adequado a cada projeto, além de uma abordagem teórica e prática da história e teoria do cinema, aproveitando a imersão em festivais com forte foco editorial, como o Doclisboa e o Márgenes. Os candidatos selecionados terão a oportunidade de se conectar com o ecossistema do festival, permitindo contato direto com cineastas, críticos, programadores e outros profissionais da indústria. A participação dos residentes nos festivais inclui a seleção de filmes para análise crítica com seus tutores; assistir a exibições e debates com cineastas; e a redação de ensaios, sob a supervisão do tutor, explorando diferentes abordagens teóricas e metodológicas.
2) Objectivos
RAW promove a criatividade, a profissionalização, a pesquisa e a experimentação por meio de um programa de residência para cineastas e criadores audiovisuais, bem como críticos, com os seguintes objectivos:
- Colocar o eixo Lisboa-Madrid ao serviço de uma indústria cinematográfica independente de não-ficção plural e viva e incentivar as co-produções entre países Ibermedia.
- Criar oportunidades de acesso ao mercado para produtores e cineastas emergentes, respeitando as especificidades artísticas e econômicas de cada projecto e considerando a produção também como um processo autoral.
- Promover a produção de conhecimento e incentivar a inter-relação entre a criação e a investigação crítica, criando um espaço comum e construtivo para ambas as vertentes.
3) Participantes
O RAW: Residências Arché→Work (RAW) aposta em projectos cinematográficos inovadores de carácter marcadamente autoral, com especial atenção às práticas e experimentações fílmicas de não-ficção, bem como em trabalhos de crítica e investigação cujo objecto de estudo esteja relacionado com o cinema do real no âmbito ibero-americano.
O programa dirige-se a talentos emergentes com um projecto de longa-metragem em fase de desenvolvimento, produção ou pós-produção, bem como a jovens críticos de cinema dos países membros do Programa Ibermedia: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Espanha, Uruguai e Venezuela.
4) Programa e actividades
As atividades iniciam-se no Doclisboa, onde os participantes do programa de Criação frequentam o laboratório Arché, que oferece mentorias e workshops voltados para o desenvolvimento de projetos. Durante o Festival, os residentes de Crítica trabalham em grupo e em sessões individuais acompanhados pelo tutor, a partir da exibição de filmes programados. Nessa fase inicial, eles também participam em encontros, tanto individuais quanto coletivos.
Após o Doclisboa, o programa continua com uma residência artística em Lisboa, onde os participantes aprofundam o desenvolvimento dos seus projetos com apoio personalizado dos tutores designados.
Participarão depois no seminário internacional Doc’s Kingdom, em Odemira, que oferece um programa intensivo de sessões e debates com cineastas convidados.
Na fase final, os residentes participam do Márgenes/Work, o laboratório do Festival Márgenes de Madrid. As Residências Criativas incluem workshops sobre roteiro, produção e marketing de projetos, apresentações públicas, mentoria individual e reuniões com especialistas. A residência Crítica estará vinculada ao conteúdo do Festival Márgenes com o objetivo de criar um espaço de desenvolvimento crítico que fomente e promova o enriquecimento profissional.
Os idiomas de trabalho e apresentação do projeto são espanhol, português e/ou inglês.
5) Datas
Em 2025, o RAW: Residências Arché→Work (RAW) realizar-se-á entre 20 de outubro e 25 de novembro, de acordo com o seguinte calendário:
- 20 a 26 de outubro: Arché (no âmbito do Doclisboa, Lisboa)
- 27 de outubro a 13 de novembro: Residência Artística (Lisboa)
- 14 a 19 de novembro: Seminário Internacional Doc’s Kingdom (Odemira)
- 21 a 25 de novembro: Márgenes/Work (Madrid)
6) Despesas e subsídios
Com o apoio do Programa Ibermedia, será concedida uma bolsa a cada projeto selecionado para cobrir os seguintes custos:
- Orientação por um tutor, convidado de acordo com as necessidades de cada projeto;
- Encontros com especialistas e profissionais do setor;
- Acesso ao Arché e a todas as atividades associadas;
- Acesso às projeções e atividades do programa de indústria do Doclisboa, Nebulae;
- Acesso às atividades do Doc’s Kingdom – Seminário Internacional de Cinema Documental;
- Acesso ao Márgenes/Work e a todas as atividades associadas;
- Despesas de deslocação de Lisboa para Odemira (ida e volta);
- Despesas de deslocação de Lisboa para Madrid;
- Alojamento e ajudas de custo de alimentação durante o programa RAW: Residências Arché→Work (de 21 de outubro a 25 de novembro).
Despesas não incluídas:
– As despesas de deslocação de e para o país ou cidade de origem devem ser asseguradas pelos participantes.
– Na categoria de Residências de Criação, a bolsa será destinada ao cineasta candidato. Se houver um segundo representante do projeto, este deverá assumir todas as despesas associadas à sua participação no RAW. Tal participação deverá ser comunicada aos organizadores, que não se responsabilizarão pelos custos de inscrição, deslocamento ou hospedagem.
7) Prémios
Os projetos cinematográficos que participam nas Residências de Criação concorrem aos prémios Arché e Márgenes/Work. As informações sobre os prémios serão disponibilizadas em setembro.
8) Inscrição
Em 2025, a convocatória de projetos estará aberta entre 19 de maio e 9 de junho, até às 23:59 (GMT+1). A inscrição é gratuita.
Os candidatos devem preencher o formulário de candidatura e fazer o upload dos materiais definidos em cada convocatória:
Residências de Criação
1) Dossier de projeto (máx. 8 páginas) em formato PDF, que inclua a seguinte informação em português, espanhol ou inglês:
. Título do filme;
. Sinopse;
. Nota de intenções do realizador (visão e motivações do diretor);
. Notas do realizador com referências ao tratamento formal e visual;
. Bio-filmografia do realizador;
. Bio-filmografia do produtor e do argumentista (se aplicável);
. Bio-filmografia da empresa de produção (se aplicável);
. Links do trabalho em curso ou excertos com subtítulos em inglês (se aplicável);
. Links de filmes anteriores (se aplicável);
. Calendário de trabalho previsto;
. Notas sobre o estado atual de desenvolvimento e as necessidades atuais do projeto;
. Orçamento provisório e plano financeiro;
2) Stills ou referências visuais do projeto;
3) Carta de motivação (porquê participar no programa RAW);
4) Cópia do bilhete de identidade ou passaporte.
Residências de crítica
1) Currículo académico e profissional;
2) Descrição do projeto a ser desenvolvido, cujo material de estudo esteja vinculado a espaços e/ou criadores de cinema não ficcionais;
3) Trabalhos anteriores de investigação/crítica cinematográfica e/ou artigos (se aplicável);
4) Calendário de trabalho previsto;
5) Carta de motivação (especificando a relevância dos festivais em que o RAW faz parte do projeto de pesquisa);
6) Cópia do bilhete de identidade ou passaporte.
As candidaturas com informação em falta serão consideradas incompletas e não serão processadas.
9) Processo de seleção
- Serão selecionados 6 projetos no total: 3 para a Residência de Criação e 3 para a Residência de Crítica.
- A seleção dos projetos participantes será feita pela organização e por um profissional independente convidado.
- Os critérios de avaliação de projectos de criação terão em conta a inovação nas formas narrativas e estéticas, bem como a inclusão de formas não tradicionais de produção e a viabilidade do projeto.
- Para os projetos de crítica cinematográfica, será valorizado positivamente o facto de as propostas apresentarem uma hipótese de materialização no âmbito da residência: espaço, estrutura, meio, suporte, etc.
- Para a seleção final, serão realizadas entrevistas por videochamada com os finalistas pré-selecionados.
10) Notificação:
Os participantes selecionados serão informados dos resultados por correio eletrónico até 31 de julho. A seleção permanecerá confidencial até ao anúncio oficial a ser feito pela organização.
11) Obrigações dos participantes
- Os candidatos devem garantir a sua disponibilidade durante as datas do RAW. A participação em todas as atividades é obrigatória.
- Os participantes devem ter seguro médico e de viagem.
- Os participantes selecionados autorizam a utilização de informações relativas ao projeto (excluindo dados confidenciais), bem como imagens e excertos do mesmo, para divulgação nos meios de comunicação e redes sociais com fins promocionais, bem como para inclusão no site, catálogo e material em vídeo do festival.
- Os participantes devem incluir o logótipo RAW em todos os materiais (créditos de filmes e ativos promocionais para filmes). Além disso, aceitam utilizar a seguinte menção: “Participante do Projeto RAW” + logótipo RAW.
- Os projetos de filmes premiados no Arché ou no Márgenes/Work devem incluir o logótipo do prémio nos créditos e nos materiais promocionais.
- Os participantes responderão a um formulário de feedback de acordo com o regulamento do Programa Ibermedia, que deverá ser entregue até 1 mês após o término das atividades.
- Os participantes deverão assinar um termo de adesão ao Programa, antes do início das actividades.
12) Responsabilidades e aceitação dos termos e condições
- A apresentação de um projeto implica o conhecimento e a aceitação do presente regulamento.– A apresentação de um projeto implica o conhecimento e a aceitação do presente regulamento.
- Os projetos apresentados não devem conter conteúdos que violem quaisquer direitos de terceiros.
- Qualquer questão não prevista neste regulamento será resolvida pela organização de acordo com os regulamentos internacionais dos festivais de cinema.
- A organização reserva-se o direito de alterar ou modificar o programa em qualquer altura.– Os projetos apresentados não devem conter conteúdos que violem quaisquer direitos de terceiros.