Regulamento

1. RAW: Residências Arché→Work (doravante RAW) é um programa de desenvolvimento criativo e de formação, fruto da colaboração entre o Arché – espaço de desenvolvimento criativo da Apordoc, a decorrer no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, e do Márgenes/Work – espaço de desenvolvimento e produção de projectos do Festival Márgenes.
 

2. O RAW tem lugar entre Outubro e Novembro, em Portugal e em Espanha, e consiste na participação no Arché, no Márgenes/Work e um período de residência artística.
 

3. RAW visa fomentar a criatividade, a profissionalização, a investigação e a experimentação através de um programa de residências para cineastas e criadores audiovisuais, assim como investigadores e críticos. Os seus objetivos são:

  • Fomentar as relações culturais e económicas entre Espanha e Portugal;
  • Incentivar as co-produções entre países dos territórios Ibermedia;
  • Criar oportunidades de acesso ao mercado para cineastas e produtores/as emergentes, respeitando as especificidades artísticas e económicas de cada projecto e considerando o processo de produção como um processo autoral;
  • Promover a produção de conhecimento e fomentar as relações entre a produção, a investigação e a crítica criando um espaço partilhado e de diálogo, construído nas duas vertentes.

 

4. O RAW é dedicado a projectos de cinema com forte implicação no real, de matriz documental, que experimentem as potencialidades e limites desta mesma natureza e a trabalhos de crítica e/ou investigação na área do cinema de não ficção, de âmbito ibero-americano.
 

5. O RAW divide-se em dois programas: Residências de Criação para projectos de filme e Residências de Crítica e Investigação.
 

6. O RAW dirige-se a cineastas emergentes com um projecto de longa-metragem em estado de desenvolvimento, produção ou post-produção, assim como a jovens críticos/as e investigadores/as, oriundos de países-membros do Programa Ibermedia, a saber, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Perú, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
 

7. O RAW tem início no contexto do festival Doclisboa, onde os/as seleccionados/as participam no laboratório Arché e termina no contexto do festival Márgenes, com a participação no espaço Márgenes/Work.

O programa inclui distintas actividades tais como: oficinas de desenvolvimento de projecto, masterclasses, sessões de tutoria individual, sessões de apresentação de projectos e pitching, encontros com especialistas e de networking, combinando actividades presenciais e online.

Entre os dois festivais, as pessoas seleccionadas estarão em residência artística entre Lisboa e Trujillo.

Numa primeira parte, em Lisboa, os/as seleccionados/as trabalham no desenvolvimento dos seus projectos, com o acompanhamento online personalizado por parte de tutores/as atribuídos/as a cada participante. Durante este período, participarão também em masterclasses e encontros online, tanto individuais como de grupo.

O segundo momento tem como objectivo integrar práticas experienciais e fomentar o sentido de comunidade, o pensamento divergente e a criação colectiva, num lugar em estreita ligação com o mundo natural. Situada a meio caminho entre Lisboa e Madrid, e localizada num edifício do século XIX na Extremadura espanhola, a 12 km de Trujillo, a Residencia El Azahar proporciona um espaço-tempo para a reflexão sossegada, num encontro natural único e inspirador. Uma experiência imersiva para pensar e criar desde outra perspectiva. Ao longo de uma semana, procura-se aprofundar o encontro entre os participantes das Residências de Criação e os/as das Residências de Crítica e Investigação. Cada participantes poderá continuar a trabalhar no seu projecto individualmente, estando o espírito de convivência dirigido a encontrar pontos de encontro entre eles, pela mão de profissionais que fomentem este tipo de prática. O sentido comunitário e colectivo, a criação e o pensamento e a relação com o lugar onde decorre este momento da residência artística, são eixos fundamentais nos quais queremos cimentar os primeiros passos desta experiência.
 

8. O calendário do RAW em 2023 é o seguinte:
19 – 29 de Outubro: Arché (no contexto do Doclisboa, Lisboa)
30 de Outubro – 15 de Novembro: Residência Artística (Lisboa)
16 – 23 de Novembro: Residência Artística (El Azahar, Trujillo)
24 – 28 de Novembro: Márgenes/Work (no contexto do Festival Márgenes, Madrid)
 

9. Aos projectos seleccionados será atribuída 1 bolsa de participação, com o apoio do Programa Ibermedia que inclui:

  • Acompanhamento personalizado ao longo de todo o programa, por tutores/as convidados/as em função de cada projecto selecionado;
  • Encontros com especialistas e masterclasses virtuais;
  • Assessorias criativas por profissionais do sector;
  • Acesso ao Arché e a todas as actividades associadas;
  • Acesso às sessões e actividades do Doclisboa e do Nebulae, espaço de indústria do festival;
  • Viagem de Lisboa para Trujillo e de Trujillo para Madrid;
  • Acesso ao Márgenes/Work e a todas as actividades associadas;
  • Acesso às sessões e actividades do festival Márgenes;
  • Alojamento, um valor para despesas de alimentação e estadia durante todo a duração do RAW, de 19 de Outubro a 28 de Novembro, em Lisboa, Trujillo e Madrid.

A cada projecto será atribuída 1 bolsa de participação, destinada ao/à realizador/a do projecto ou aos/às críticos/as. No caso das Residências de Criação, outros elementos da equipa do projecto podem participar nas actividades, devendo a Organização ser informada. Os custos relativos à participação de um segundo elemento não são assegurados pela Organização.
 

10. Os projectos de filme participantes das Residências de Criação concorrem aos prémios concedidos no contexto do Arché e do Márgenes/Work.
 

11. As despesas de viagem desde e para o país de origem deverão ser asseguradas pelos/as participantes.
 

12. Em 2023, o prazo de envio das candidaturas decorre de 24 de Abril a 31 de Maio, às 23:59 (GMT+1).
 

13. A inscrição é gratuita.
 

14. A inscrição pressupõe o preenchimento do formulário de inscrição e o envio dos materiais definidos no aviso de abertura:

Residências de Criação

  • Dossier de projecto (máximo 8 páginas) em formato pdf em português, inglês ou espanhol, que inclua:
  • – Título;
    – Sinopse;
    – Nota de intenções do projecto;
    – Nota do/a realizador/a com referência ao tratamento visual e formal;
    – Bio-filmografia do/a realizador/a;
    – Bio-filmografia do/a produtor/a e do/a argumentista (se aplicável);
    – Nota sobre a casa de produção (se aplicável);
    – Link de visionamento do work-in-progress ou de material já filmado (se aplicável);
    – Links para filmes anteriores (se aplicável);
    – Orçamento previsto e montagem financeira;
    – Nota sobre estado de desenvolvimento e necessidades actuais.

  • Stills do projecto ou referências visuais.
  • Carta de motivação (para a participação no RAW).
  • Cópia do cartão de identidade ou passaporte em vigor.

Residências de Investigação e Crítica

  • Curriculum vitae académico e profissional.
  • Descrição do projecto que se quer desenvolver no RAW, cujo objecto de estudo/trabalho esteja vinculada ao cinema de não ficção.
  • Trabalhos e publicações anteriores de investigação e crítica (se aplicável).
  • Carta de motivação (para a participação no RAW, especificando a relevância deste espaço para o projecto em questão).
  • Cópia do cartão de identidade ou passaporte em vigor.

As candidaturas incompletas ou que não cumpram os requisitos não serão consideradas.
 

15. A selecção e escolha dos projectos será feita pelos/as coordenadores/as e tutores/as do RAW, convocando para tal, caso o entendam, profissionais relevantes do sector. Para a selecção, ter-se-á em conta a criatividade e recurso a formas narrativas e estéticas inovadoras e a viabilidade do projecto. Para a selecção final, serão feitas entrevistas por videoconferência com os/as pré-seleccionados/as. Frase Crítica
 

16. A organização notificará os/as seleccionados/as por e-mail até 31 de Julho de 2022. Esta informação ficará sob embargo até ao seu anúncio oficial por parte da organização em www.arche-space.org e www.margenes.org e demais canais de comunicação das entidades organizadoras.
 

17. Os/as candidatos/as que tenham interesse em participar comprometem-se a estar disponíveis nas datas indicadas, sendo esta condição necessária a participação em todas as actividades.
 

18. Os/as seleccionados/as comprometem-se a ter um seguro médico e de viagem.
 

19. Os/as seleccionados/as autorizam a publicação dos materiais enviados nos materiais promocionais do Arché e do Márgenes, bem como nas suas plataformas online, com excepção dos dados confidenciais.
 

20. Os/as autores/as dos projectos seleccionados deverão comprometer-se a utilizar o logotipo oficial do RAW na ficha técnica do filme e materiais promocionais.
 

21. No caso de projectos vencedores de um prémio no contexto do Arché ou do Márgenes/Work, o logotipo do parceiro do prémio deverá igualmente ser incluído na ficha técnica do filme.
 

22. A inscrição de um projecto pressupõe o conhecimento e a aceitação do presente regulamento.
 

23. A direcção da Apordoc e do festival Márgenes decidirá sobre todas as matérias não constantes do presente regulamento, de acordo com as regras internacionais de festivais de cinema.1. RAW: Residências Arché→Work (doravante RAW) é um programa de desenvolvimento criativo e de formação, fruto da colaboração entre o Arché – espaço de desenvolvimento criativo da Apordoc, a decorrer no Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, e do Márgenes/Work – espaço de desenvolvimento e produção de projectos do Festival Márgenes, e que conta com o apoio do Programa Ibermedia.