Arché-Porto

O Arché é um espaço de desenvolvimento e pensamento criativo, que pretende colocar à disposição ferramentas e momentos de reflexão e formação para a criação de novos projectos cinematográficos, bem como oferecer um espaço de encontro entre agentes profissionais internacionais, num ambiente de grande partilha.

No contexto do Porto/Post/Doc, ao longo de 5 dias, o Arché acolhe 5 projectos de filme numa oficina de desenvolvimento de projecto com Helena Girón e Samuel M. Delgado, antes de uma apresentação dos projectos a um público profissional e a um júri internacional, que atribuirá um prémio a um dos projectos.

O Arché é exclusivamente dedicado a autores oriundos de países-membros do Programa Ibermedia, a saber, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Em 2024, as inscrições decorrem de 15 de Junho a 15 de Julho. A página das inscrições pode ser encontrada aqui.

APPD19 14

Oficinas

As oficinas do Arché visam o aprofundamento temático e reflexão sobre as estratégias a implementar no filme. O programa oferece um espaço de trabalho e de formação, moldado de acordo com as necessidades específicas de cada projecto.
APPD19 6

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

Momento de apresentação dos projectos para um público profissional alargado: produtores, distribuidores, agentes de vendas, programadores e outros agentes da indústria internacional presentes no Porto/Post/Doc.

TUTORES

Em 2024, o Arché-Porto decorre de 22 a 30 de Novembro, e o Arché terá lugar de 23 a 27. A oficina de desenvolvimento de projectos terá como tutores Helena Girón e Samuel M. Delgado (Espanha).

samuel elena

Helena Girón e Samuel M. Delgado

Seus trabalhos investigam a relação entre mitologia, história e materialismo. Sua primeira longa-metragem, "Eles transportan a morte" (2021), estreou nos festivais de Veneza e San Sebastian
tendo ganho prémios em ambos. Posteriormente, foi exibida em festivais internacionais como Roterdão, Cairo, Mar del Plata, Viennale, Hamburgo e São Paulo. As suas curtas-metragens anteriores foram exibidas em festivais como Toronto, Locarno, Nova Iorque, Vila do Conde, e muitos outros. Realizaram instalações e performances em centros de arte como CCCB (Barcelona), BAM (Nova Iorque), TEA (Tenerife) ou Solar (Vila do Conde).
This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.