Regulamento
1. O Arché é o espaço de desenvolvimento e pensamento criativo da Apordoc – Associação pelo Documentário, a ter lugar no contexto do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema (Lisboa, Portugal).
2. Anualmente, o Arché apresenta uma edição no contexto do festival Porto/Post/Doc.
3. Em 2024, as actividades do Arché-Porto decorrem entre 23 e 27 de Novembro.
4. O Arché-Porto é composto por uma oficina de desenvolvimento de projectos, e uma sessão pública de apresentação de projetos.
5. O Arché dirige-se a projectos de cinema com forte implicação no real, de matriz documental, que experimentem as potencialidades e limites desta mesma natureza.
6. O Arché é exclusivamente dedicado a autores oriundos de países-membros do Programa Ibermedia, a saber, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
7. Em 2024, terá lugar uma parceria com a ECAM – Escuela de la Cinematografia y del Audiovisual de Madrid (Espanha), a qual se traduz no convite de um projecto de um ex-aluno do curso de Cinema Documental para participar no Arché-Porto, aplicando-se os mesmos deadlines e condições de elegibilidade do resto dos participantes.
8. Em 2024, o prazo de candidaturas para o Arché no Porto/Post/Doc decorre de 15 de Junho a 15 de Julho.
9. A inscrição é gratuita.
10. A inscrição no Arché pressupõe o preenchimento do formulário e o envio dos materiais, listados na página das Inscrições.
11. A selecção e escolha dos projectos será feita pelos coordenadores do projecto, convocando para tal, caso o entendam, profissionais relevantes do sector.
12. Os candidatos serão notificados dos resultados por e-mail até dia 30 de Agosto. No caso dos projectos seleccionados, a informação deverá permanecer sob embargo até ao seu anúncio oficial por parte da organização.
13. As despesas de viagem e estadia ficarão a cargo dos participantes.
14. Os participantes devem contratar um seguro médico e de viagem.
15. Os participantes deverão assegurar a sua disponibilidade nas datas do Arché-Porto. A participação em todas as actividades é obrigatória.
16. São aceitos projetos de longas e curta metragens.
17. Produtores e argumentistas dos projectos poderão participar no Arché-Porto com os realizadores.
18. Os participantes autorizam que as informações e materiais enviados a pedido da organização sejam publicados no catálogo, website e redes sociais oficiais para efeitos de promoção e divulgação.
19. Todos os filmes que terminados depois de participarem no Arché, deverão incluir nos créditos a seguinte menção: “Project presented at Arché-Porto” + Logo Arché. Os logotipos podem ser descarregados aqui.
20. No caso de projectos vencedores de um prémio no contexto do Arché, o logotipo do parceiro do prémio deverá igualmente ser incluído na ficha técnica do filme.
21. A inscrição de um projecto pressupõe o conhecimento e a aceitação do presente regulamento.
22. A direcção da Apordoc e a direcção do festival Porto/Post/Doc decidirão sobre todas as matérias não constantes do presente regulamento.
23. Os projectos que participam no Arché-Porto são candidatos ao Prêmio Nebulae, constituído por sessões online de mentoria com Paula Astorga, directora artística do Doclisboa.