Faqs

O que é o Arché? Em que consiste?
O Arché é um espaço de desenvolvimento de projectos de filme, que tem lugar no contexto do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema (Lisboa, Portugal), anualmente em Outubro. Consiste num programa de 10 dias e inclui oficinas de desenvolvimento de projecto com tutores/as, uma sessão de pitching e encontros individuais de networking com agentes da indústria para 12 projectos seleccionados. É organizado pela Apordoc – Associação pelo Documentário.
 

O que é o RAW?
O RAW: Residências Arché→Work é um programa do Arché, feito em parceria com o festival de cinema espanhol Márgenes. É um programa itinerante, de várias semanas, que inclui a participação no Arché, um período de residência artística em Lisboa e a participação no Márgenes/Work, o espaço de desenvolvimento e trabalho do Márgenes. O RAW tem duas vertentes: as Residências de Criação, para projectos de filme, e as Residências de Crítica, para projectos de crítica ou investigação na área do cinema documental.
 

A quem se dirige?
Tanto o Arché como as Residências de Criação do RAW dirigem-se a realizadores/as com um projecto de filme em qualquer fase de produção (em fase de desenvolvimento e escrita, projectos em início de montagem ou projectos com um primeiro corte). As Residências de Crítica do RAW dirigem-se a jovens críticos/as e investigadores/as.
O Arché e o RAW são exclusivos a participantes de nacionalidade de países-membros do Programa Ibermedia (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).
 

Em que consistem as oficinas de desenvolvimento de projecto do Arché?
As oficinas do Arché consistem em sessões de trabalho, discussão e aprofundamento temático e reflexão sobre as estratégias a implementar no filme, a partir de material já filmado, de material de pesquisa ou das versões de guião e/ou tratamento dos projectos. No caso de projectos em fase de montagem ou primeiro corte, esse trabalho é feito a partir do visionamento dos mesmos. O trabalho faz-se à porta fechada, de forma colectiva mas também individualmente com o/a tutor/a. Os/as 12 participantes são divididos em grupos de 4 e cada grupo trabalhará durante 4 dias com um tutor.
 

Em que consiste a sessão de pitching e os encontros individuais?
A sessão de pitching do Arché é um momento de apresentação pública dos projectos, limitada à entrada de pessoas acreditadas no festival Doclisboa. Cada participante terá 10 minutos para apresentar o seu projecto, em inglês, e poderão ser mostrados excertos de material já filmado, um teaser ou outros materiais que os participantes considerem relevantes. A sessão de encontros individuais consiste em reuniões de 15 minutos com profissionais da indústria, convidados/as para o efeito pelo Arché.
 

Que actividades estão previstas para 2022 e em que datas?
As datas e actividades Arché previstas para 2022 podem ser consultadas aqui. As datas e actividades do programa RAW para 2022, tanto na vertente de Criação como de Crítica, podem ser consultadas aqui. Outras actividades complementares ao programa principal serão anunciadas em Setembro.
 

Posso participar online?
Não. A participação no Arché obriga à presença dos/as participantes em Lisboa nas datas previstas.
 

Haverá uma componente online do programa?
Sim. Ainda que a maior parte das actividades seja presencial, haverá uma plataforma online, acessível apenas a pessoas acreditadas no Doclisboa, onde constarão materiais dos projectos participantes, e onde poderão ser marcadas e solicitadas reuniões com profissionais que aí estejam inscritos/as.
 

A participação é gratuita?
Sim. A cada participante é assegurada uma bolsa de participação, co-financiada pelo Programa Ibermedia, na qual estão asseguradas despesas de alojamento, alimentação, participação no Arché e no Doclisboa, entre outras (para a lista completa das despesas asseguradas ver ponto 12 do Regulamento do Arché e, no caso do RAW, ver o ponto 10 do respectivo Regulamento). Aos/às participantes cabe assegurar a viagem para Lisboa e de regresso aos seus países de origem.
 

Tenho um projecto de produção num dos países ibermedia, mas sou de outra nacionalidade. Posso participar?
Não. Para participar tanto no Arché como no RAW, os/as candidatos/as devem ser de nacionalidade de um dos países-membros do Programa Ibermedia (Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), independentemente do país de produção dos projectos.
 

Sou de nacionalidade de um dos países ibermedia, mas o país de produção do meu projecto não é um país-membro do Programa. Posso participar?
Sim.
 

Projectos de curta-metragem podem participar?
Projectos de longas e curtas podem participar no Arché. No RAW, participam apenas projectos de longa-metragem.
 

É necessário ter uma produtora associada ao projecto?
Não, podem candidatar-se projectos com ou sem produtora associada.
 

Os/as produtores/as dos projectos podem participar no Arché e no RAW?
Sim, os/as produtores/as e outros membros das equipas dos projectos podem participar nas actividades. No entanto, a cada projecto é atribuída apenas uma bolsa de participação, ao realizador. Outros elementos que desejem participar devem assegurar as suas despesas.
 

Em que língua decorrem as actividades?
As línguas principais do trabalho nas oficinas serão o castelhano e o português. A sessão de pitching decorre em inglês e os encontros individuais decorrem em inglês, castelhano e português, conforme cada encontro.
 

Como me posso candidatar e até quando?
As candidaturas para a edição de 2022 estão encerradas. As inscrições para a edição do Arché e do RAW 2023 abrirão em Abril de 2023.
 

Posso candidatar-me ao Arché e ao RAW simultaneamente?
Sim, mas é necessário fazer a inscrição separadamente (ver a página de inscrições do Arché aqui e a página de inscrições do RAW aqui)
 

Posso inscrever mais do que um projecto?
Sim.
 

Quando será comunicado o resultado da selecção?
Os/as candidatos/as serão notificados/as sobre os resultados do processo de selecção até 31 de Julho de 2022 no caso do RAW, e até 15 de Agosto de 2022 no caso do Arché.
 

Para mais esclarecimentos, contactar
Arché: arche@apordoc.org
RAW: arche@apordoc.org ou work@margenes.org