Arché Porto/Post/Doc

O Arché é um espaço de desenvolvimento e pensamento criativo, que pretende colocar à disposição ferramentas e momentos de reflexão e formação para a criação de novos projectos cinematográficos, bem como oferecer um espaço de encontro entre agentes profissionais internacionais, num ambiente de grande partilha.

No contexto do Porto/Post/Doc, ao longo de 4 dias, o Arché acolhe 4 projectos de filme numa oficina de desenvolvimento de projecto com um/a tutor/a, antes de uma apresentação dos projectos a um público profissional e a um júri internacional, que atribuirá um prémio ao melhor projecto. O Arché destina-se a realizadores/as de Portugal, Espanha e América Latina, presta especial atenção ao trabalho desenvolvido no norte de Portugal e territórios de fronteira, sobretudo a Galiza.

Em 2022, as inscrições decorrem de 5 de Agosto a 5 de Setembro. A página das inscrições pode ser encontrada aqui.

APPD19 14

Oficina

As oficinas do Arché visam o aprofundamento temático e reflexão sobre as estratégias a implementar no filme, o visionamento de materiais e das versões de trabalho no caso de projectos em montagem ou de primeiros cortes.
APPD19 6

Pitching

A sessão de pitching é um momento de apresentação dos projectos para um público profissional alargado: produtores, distribuidores, agentes de vendas, programadores e outros agentes da indústria internacional presentes no Porto/Post/Doc.

Em 2022, o Porto/Post/Doc decorre de 16 a 26 de Novembro, e o Arché terá lugar de 18 a 22. A oficina de desenvolvimento de projectos terá como tutor Andrés Duque (Espanha).

andres duque

Andrés Duque

Realizador espanhol nascido na Venezuela, o seu trabalho situa-se na periferia da não-ficção com um forte viés ensaístico. Os seus filmes - entre os quais "Oleg y las Raras Artes", "Karelia: International Without Monument", entre outros - têm recebido inúmeros prémios e reconhecimentos em festivais de cinema em todo o mundo (Punto de Vista, IFF Rotterdam, Dokufest, Unicorn Awards, Goya Awards). Foram também exibidos em centros culturais como o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Museu de Arte Moderna de Viena, Museu Hermitage em São Petersburgo, entre outros.